Hoje estamos comemorando um ano na terra da Rainha! Há um ano viemos morar em Londres \O/
Londres, uma cidade gigante, linda, cheia de gente falando todos os idiomas e com todos aqueles belos pontos turísticos que conhecemos nos filmes. (Quem dera fosse só isso morar em Londres).
Morar em Londres muda sua vida para sempre!
O início traz medo e dúvida. Depois de um tempo o medo vai embora, mas a dúvida permanece (eu acho que para sempre). Quem mora aqui é constantemente dividido entre o amor e o ódio.
Em um momento você ama a cidade, vira turista, conhece pessoas e se diverte. No outro momento você fala mal, não aguenta mais pegar o metrô e as pessoas que antes eram atrações, agora te irritam.
Passado o momento de raiva, você já está na frente da London Bridge, do Big Ben ou London Eye batendo foto, tomando uma cerveja em um pub louco e amando Londres de novo. (Óh dúvida cruel, Londres, eu te amo ou te odeio?).

Nosso momento turista em Londres
Clima em Londres? Inglês? Trabalho? Moradia?
O clima é complicado, sim, Londres é fria sim, é cinza e no auge do inverno escurece às 15:30h. (Ok, no verão chegou escurecer às 22:00h, é bom demais). O verão foi agradável, algumas temperaturas altas, um pouquinho de sol, mas no maior tempo um calor suportável. Eu particularmente gosto do clima de Londres.
Calor eu quero nas férias e na praia, mas para trabalhar e morar eu prefiro o frio. Ainda mais aqui, que frio mesmo só se passa na rua, pois, casas, restaurantes, transportes e tudo mais são aquecidos. (Mas quem sou eu pra falar sobre o clima de Londres? Eu só passei aqui um inverno e um verão, então, não sei de nada ainda).

Noite de inverno em Londres
Sobre o idioma!
Ah, isso é uma loucura. A língua oficial “deveria” ser o inglês, mas aqui tu ouve de tudo, tudo mesmo, e quando percebe, nem inglês tu escuta. Ás vezes, em um grupo de amigos você começa falando inglês, no meio do papo você está falando espanhol e termina a conversa em italiano (o importante é se comunicar neh?).
Mas uma coisa é certa, se você quer mesmo, você pode aprender inglês morando aqui, aliás, você deve aprender inglês morando aqui.
Eu considero o inglês o divisor de águas para tudo aqui. (Resolver problemas com documentos, fazer amizades, conseguir emprego, saber se defender, comprar coisas certas, etc…). Ele é mais importante do que imaginamos.
E sim, em um ano morando aqui nós aprendemos falar inglês. (Tudo bem que não é aquele inglês 100% com sotaque britânico e entendendo e falando tudo, mas sim, nesse um ano nós conseguimos atingir um ótimo nível de inglês falado e ouvido, e estamos muito feliz por isso).
Uma das vantagens de morar em Londres é que aqui tem muito trabalho!
Não vou entrar em detalhes, mas se você não tem medo de trabalhar, com certeza você acha emprego em Londres. (Às vezes você chega em casa cansado e chorando pensando em desistir de tudo, mas trabalho sempre tem e com o tempo só vai melhorando, depende muito de você, as oportunidades existem).
Nesse um ano, nós trabalhamos em profissões que nunca fizemos antes em nossas vidas, e isso tudo fez e faz parte de nosso crescimento pessoal e profissional. Fez também percebermos que com força de vontade somos capazes de fazer diferentes coisas que não estamos acostumados.

Trabalhando em um dos cafés da universidade Imperial College London
A parte mais complicada de morar em Londres – Moradia!
Ah, esse tema é interessante. Aqui em Londres você aprende a morar com outras pessoas, às vezes com umas 10 pessoas de diferentes lugares do mundo na mesma casa (foi o nosso caso). Acordar com cheiro de comida, pimenta, curry, fritura, isso tudo às 8:00 da manhã faz parte.
Pegar a toalha, o sabonete, a cueca e o pijaminha, subir as escadas pra tomar aquele banho e chegar no banheiro e ver que ele está ocupado, acontece com frequência e é frustrante demais.
Você querer dormir naquele domingo frio e seu colega parece estar quebrando a casa às 7 da manhã de tanto barulho que faz também é possível que aconteça.
Uma coisa engraçada é que a gente aprende a viver em espaços pequenos. Um quarto de casal vira sua casa, e quando você se muda para um estúdio (kitinet) é como se estivesse indo morar na melhor e maior cobertura do mundo (a sensação e alegria é a mesma, morar sozinho aqui significa muito). Tudo isso porque Londres te suga boa parte do salário só no aluguel, é muito caro o aluguel em Londres.

Modelo de um estúdio (kitinet) para morar aqui em Londres! Mini cozinha, banheiro e quarto.
Aqui você encontra todo tipo de comida!
Não é caro e você pode ter várias experiências culinárias. Com certeza não é igual à comidinha que sua mamãe fazia e que na sua cidade você comia, mas fome a gente não passa.
Bateu aquela vontade de sua comida favorita? Vai a caça de um mercado e faça você mesmo, é possível comer de tudo aqui. O problema aqui é que chocolate e outras besteiras são baratos, e você pode ganhar alguns quilos se não controlar. (Cerveja nos mercados também são baratas, em Pub’s nem tanto).
Como é o transporte público em Londres? E as compras em Londres? É barato ou caro?
O transporte público é bom, mas é bom mesmo. A linha de metrô, conhecida como tube ou underground é boa demais e te leva aonde você quer de forma rápida. Os ônibus vermelhos de dois andares (tem de um andar também) é uma boa pedida, às vezes, melhor que o metrô. (No verão em ambos você vai se sentir em uma sauna, mas no inverno vai de boa).
Se eu penso em ter um carro? Olha, pensar eu penso porque gosto de carros e aqui é bem barato. Mas a verdade é que em Londres você não precisa ter um carro e se tiver um, vai usar mais pra ir ao mercado, do que pra outras coisas.

Um dia normal no tube (metrô) de Londres
Falando de barato, uma das coisas que mais gosto em Londres é o preço das coisas. E olha que da Europa é um dos lugares mais caros, mas mesmo assim você pode ter muita coisa boa e legal por um preço bem baixo.
Eu falo de celulares, tv’s, vídeo games, computadores, isso tudo você pode comprar fácil. Roupas, sapatos, bolsas e tudo isso é barato também. Você pode se vestir bem, com coisas boas e sem gastar muito. Sem falar produtos de higiene, perfumes, cosméticos e afins, tudo é acessível e você pode ter.
Parcelar em 10 vezes? Aqui isso não existe. Aprendemos a comprar tudo à vista. Se não tem dinheiro suficiente, espera mais uns meses e compra. E essa é a melhor opção para não andar preocupado e endividado (coisa que no Brasil era normal para nós).
Para concluir, deixa eu te contar o que mais me interessa em morar aqui. Você pode viajar para todos os lugares da Europa (e do mundo também) de forma fácil e barata. Seja de trem ou avião, a Europa inteirinha está a poucas libras e poucos quilômetros de distância, e isso é bom demais para quem ama viajar.

Nós viajantes amamos vocês! Ryanair e EasyJet :)
Saudades de casa, da família e amigos?
Nesse post não vou entrar em detalhes da saudade da família e amigos que deixamos em nossa cidade, isso ficará para outro post específico, o que posso adiantar é que foi a parte mais difícil em estar longe nesse tempo, porém, Londres não tem nada a ver com isso. Foi uma decisão nossa e temos que sofrer as consequências.
O que aprendemos depois de morar em Londres por um ano?
Londres é uma cidade que nós gostamos muito e que está nos dando uma lição de vida. O que aprendemos nesse um ano aqui, com certeza não aprenderíamos durante toda a vida em outro lugar.
Londres é uma escola, um curso para a vida. Londres te ensina a ser mais simples, a viver mais simples, a desapegar e a respeitar tudo e todos. Aqui você aprende que nada na vida é fácil, mas que a vida vale a pena ser vivida. Londres te presenteia com espetáculos, shows, museus, festivais e tudo o que acontece de melhor no mundo.
Morando aqui você tem condições de aprender vários idiomas, conhecer várias culturas e fazer amizade com pessoas do mundo inteiro (isso não tem preço).
Londres te mostra que nenhum lugar do mundo é perfeito, mas que ainda é possível andar na rua à noite sem medo, e isso é uma ótima sensação.
Somos gratos à essas experiência que estamos vivendo nesse momento, somos gratos a esse ano de aprendizado, choros, risadas e conquistas. Como eu sempre falo, o futuro ainda não sabemos o que virá. Por enquanto, obrigado Londres, em um ano de relacionamento você mudou nossas vidas para sempre.
Obrigado à você leitor, seguidor, fã e amigo que nos acompanhou nesse um ano em Londres e vai continuar nos acompanhando. Você é uma força e um incentivo a mais para nós. Se gostou do post deixa seu curtir e compartilha aí com o pessoal :)
Gosta de Londres? Sonha em morar em Londres? Tem algum comentário? Quer compartilhar suas experiências? Ou tirar alguma dúvida? Deixe seu comentário aí em baixo, vai ser legal ouvir (ler) o que vocês tem a dizer.
Já conhece o nosso canal no youtube? Acesse agora e se inscreva no canal para nos conhecer melhor e participar de nossas viagens conosco! Valeuuu!