Olá viajantes, amigos e seguidores do Viajar para Viver. Sim, nós conseguimos! \\O// Fizemos a nossa viagem de 3 meses pela Europa e nesse post vamos fazer um breve resumo do nosso roteiro, onde ficamos, o que comemos, como nos locomovemos, o que levamos na bagagem, as ferramentas para programar uma Eurotrip e os custos da nossa viagem.
Se você quer saber como foi nossa Eurotrip, ou, se pensa em fazer essa viagem um dia, esse post pode te ajudar muito.
Mas antes disso, se você não leu o nosso post de como foi a preparação para essa grande viagem, leia aqui antes. E depois volte para continuar a leitura aqui. Ok?
*Os roteiros detalhados, curiosidades e todas as informações sobre cada lugar específico que passamos, nós contamos tudo por nossos vídeos no canal do YouTube e você poderá acompanhar tudo lá.

Já no avião em Londres partindo para Porto, a primeira parada!
Roteiro da nossa Eurotrip de 3 meses!
Montar um roteiro para uma viagem de 3 meses pela Europa não é uma tarefa fácil. Primeiramente porque precisamos analisar com cuidado a logística, caso contrário os custos podem ser muito maiores.
Segundo, porque precisamos escolher o que visitar, pois não é possível ver tudo, então temos que selecionar as cidades e pontos que realmente queremos conhecer.
Por último, quando montamos um roteiro de 3 meses pela Europa precisamos pensar no desgaste físico, o cansaço. Viajar cansa, e nós também queremos descansar, então tem que mesclar entre o turismo de “bater perna” e o turismo de “erguer as pernas”.
Tendo tudo isso em mente, depois de muita pesquisa e muitos mapas e roteiros desenhados chegamos ao seguinte roteiro:
Mês de Julho. O início da viagem!
Londres – Porto (3 dias em Porto)
Porto – Coimbra (2 dias em Coimbra)
Coimbra – Lisboa (1 dia em Lisboa)
Lisboa – Algarve (7 dias em Algarve)
Algarve – Lisboa (1 dia em Lisboa)
Lisboa – Madrid (4 dias em Madri)
Madrid – Ibiza/Formentera (7 dias em Ibiza)
Ibiza – Barcelona (4 dias em Barcelona)
Barcelona – Pinhal Novo – Lisboa (17 dias)

Porto – Portugal

Coimbra – Portugal

Albufeira – Algarve – Portugal

Madri – Espanha

Formentera – Espanha

Barcelona – Espanha

Lisboa – Portugal
Esse foi praticamente o nosso roteiro de todo o mês de Julho. Após Barcelona nós voltamos para Portugal para descansar e também economizar um dinheiro para seguirmos viagem. Ficamos na casa de uns amigos e aproveitamos para descansar e preparar o roteiro para segunda parte da viagem. Agora era parte de irmos para o Leste Europeu.
Mês de Agosto. A viagem continua!
Lisboa – Bucareste (3 dias Bucareste)
Bucareste – Budapeste (3 dias em Budapeste)
Budapeste – Viena (2 dias em Viena)
Viena – Bratislava (2 dias em Bratislava)
Bratislava – Praga (3 dias em Praga)
Praga – Berlim (4 dias em Berlim)

Bucareste – Romênia

Budapeste -Hungria

Viena – Áustria

Bratislava – Eslováquia

Praga – República Checa

Berlim – Alemanha
Esse foi o nosso mês de Agosto, decidimos partir para o leste europeu onde saberíamos que depois seria mais difícil voltar no futuro. E também pensamos na facilidade de ir de uma cidade para outra de ônibus ou trem, tudo com um custo muito baixo.
É muito fácil e barato fazer esse roteiro por esses países. Recomendamos muito ir para o Leste Europeu para quem pretende fazer uma viagem de 3 meses pela Europa.
Mês de Setembro. O final espetacular!
Berlim – Sofia (2 dias em Sofia)
Sofia – Atenas (4 dias em Atenas)
Atenas – Malta (7 dias em Malta)
Malta – Sicília (7dias em Sicília)
Sicília – Sardenha (7 dias em Sardenha)
Sardenha – Londres

Sofia – Bulgária

Atenas – Grécia

Malta

Sicília – Itália

Sardenha – Itália
Esse foi o nosso roteiro de 3 meses pela Europa. Foram 12 países e diversas cidades. Entre as viagens acabamos conhecendo algumas outras cidades, principalmente nos países que alugamos carro, caso de Portugal, Espanha, Malta e Itália. Mas foram apenas algumas horas e não dormimos nelas, por isso não colocamos no roteiro.
Qual o melhor meio de transporte para usar em uma Eurotrip?
Durante nossa viagem de 3 meses pela Europa usamos todos os tipos de transporte possíveis. Avião, trem, ônibus, carro, moto, barco, Taxi, Uber, Bla Bla Car e as pernas, usamos muito as pernas. Hehehe.
Tudo depende da questão tempo/dinheiro. Nós voamos na maior parte dos locais quando trocamos de país. Porém, no leste europeu vale mais a pena trem ou ônibus. Existem muitas ofertas e são países bem próximo um do outro.
Dentro das grandes cidades e capitais o transporte público é a melhor e mais barata opção. Já nas cidades pequenas e principalmente países do leste, o Uber ou Taxi podem ser uma boa escolha, devido ao baixo custo e praticidade.
Os locais de praia sem dúvida alguma tem que alugar um carro!
Nós alugamos carro em todos. Algarve, Ibiza (Formentera alugamos uma moto), Malta, Sicília e Sardenha.
Não nos arrependemos, valeu cada centavo. A liberdade que você tem é a grande vantagem, pois nas praias o transporte público não funciona muito bem e você perde muito tempo.
E por último, usamos muito o mais barato modo de se locomover dentro de uma cidade, as pernas. Caminhamos muito, muito mesmo, até mesmo nas maiores cidades.
Além de não gastar, a vantagem é conhecer melhor a cidade que você está e entender como tudo funciona. Uma vez que dentro de um metro ou ônibus você perde muito do dia a dia e vários pontos daquela cidade.
Dica: Em questão de voos compre sempre antecipadamente, não deixa para última hora, pois você vai pagar mais caro. Aluguel de carro também, a oferta é grande, mas se você achar um preço atrativo compre, não deixe para última hora.
Ônibus e trem você sempre consegue comprar na hora, mas se puder comprar um pouco antecipado é melhor devido a poder se programar, mas sempre encontra na hora e o preço quase sempre é o mesmo. Uber, Bla Bla Car e afins é muito fácil, baixe o aplicativo, faça o cadastro e viaje.
Taxi é fácil também, mas cuidado com os malandros, que existem em todos os lugares, procure sempre os taxis cadastrados e legais.

Nós e os parceiros de moto em Formentera – Espanha

Nosso parceiro na Eurotrip! Ryanair

No trem partindo de Bucareste para Budapeste – Duração de 16 horas
Onde se hospedar em uma Eurotrip!
Essa é uma parte importante em uma viagem como essa. Onde vamos dormir? Como fazer para economizar?
Grande parte de nossas diárias foram em Hostels (a opção mais barata). Ficamos também em alguns hotéis, algumas pousadas e nas casas no estilo AirBnb. Escolhemos ficar em hostel devido a economia.
É a maneira mais barata de se hospedar, quase sempre são muito bem localizados e para esse estilo de viagem é ótimo porque possui cozinha completa pra você fazer sua própria comida e economizar muito, você conhece muita gente do mundo inteiro e também você tem muitas dicas do que fazer, onde comer, etc… Ficar em Hostel foi uma experiência muito boa e com certeza vamos repetir nas viagens futuras.
A dica aqui é pesquisar muito, ver o que o seu bolso pode pagar e principalmente ficar atento com a localização, essa é a parte mais importante da acomodação, pois você pode economizar muito ficando em um bom local.
Todas, eu disse todas as nossas diárias foram reservadas no booking.com. Adoramos esse serviço deles e ainda se quiserem nos ajudar, você reservando nesse link nós ganhamos uma comissão e você paga o mesmo valor.

Recepção do Hostel em Porto
Que roupas levar para uma viagem de 3 meses pela Europa (durante o verão)?
Cada um de nós levamos uma mochilinha de mão e uma mochila grande nas costas, com as medidas permitidas para cabine de avião e só. Sim é possível, não, não é muito pouco. Escolhemos viajar durante o verão Europeu, ou seja, roupas de verão são mais leves e suficientes para os meses de Julho, Agosto e Setembro. No inverno seria impossível só isso.
Aline e eu levamos cada um: Um par de tênis , um par de chinelo, um par de sapato leve. Uma jaqueta leve, uma calça e uma toalha cada. No restante foram as roupas íntimas, meias, camisetas, “brusinhas”, regatas e bermudas.
Na parte higiênica foram uma necessaire cada, com: Escova de dente, desodorante, gillete e shampoo. Essa era a minha. A da Aline tinha uns cremes a mais e umas coisas de mulheres, tudo abaixo das 100mls, não esqueçam.
E ainda levamos 2 câmeras fotográficas, acessórios, cabos, hd externo e notebook tela de 14, ou seja, fizemos milagre.
Lavamos as roupas durante a viagem nos hostels que ficamos e nas lavanderias das cidades. Tudo muito prático e rápido, sem mistérios.
A dica aqui é, menos é mais! Não precisa de muita coisa quando se viaja assim, nós ainda levamos coisas que nem usamos. Viajar leve é a melhor escolha para esse tipo de mochilão/Eurotrip.

As mochilas que nos acompanharam por 3 meses
Onde comer? Como economizar?
Aqui mais uma vez entra a questão dinheiro. Se você vai fazer uma Eurotrip, principalmente uma Eurotrip de 3 meses, com o orçamento apertado como nós fizemos, o seu maior aliado em qualquer lugar é o supermercado. Você pode ter café da manhã, almoço e jantar apenas nos supermercados e economizar muito. Se a condição financeira for melhor, aí pode ir para os restaurantes e desfrutar de vários belos pratos.
Nós sempre comprávamos em mercado, mas pelo menos um almoço ou janta, nós íamos a um restaurante local para comer a comida típica. Fomos muito também naquelas grandes feiras que as cidades sempre têm, e vale muito a pena para comer, beber e conhecer a cultura local e mundial.

Nós almoçando no mercado Pingo Doce em Portugal

Sorvete típico em Praga

Francesinha – Prato típico de Porto

Doces típicos da Grécia

Cerveja de Portugal
O que fazer, ver e visitar em cada cidade?
Grande parte das cidades que visitamos eram bem turísticas, com muitos pontos famosos. Aqui a escolha do que ver e visitar vai depender de seu gosto e do seu bolso. Muita coisa você consegue ver de graça e outras tantas são atrações pagas.
Nós sempre preferimos caminhar e conhecer tudo o que é gratuito. Mas de vez em quando não temos como fugir de atrações pagas. Aqui o segredo é fazer um balanço e ver o que vale a pena ou não pagar para ver. Nós não gostamos de pagar para entrar em museu, por exemplo, mas pagamos para subir nas torres das igrejas e ter uma ótima vista da cidade.
E por aí vai, tudo depende de onde e como você quer gastar o seu dinheiro com as atrações. A grande certeza é quem tem muito lugar bonito e gratuito para ver nessas cidades.
Peguem dicas na internet, sites de viagens, tripadvisor e também sempre que chegarem nas cidades peguem as dicas e roteiros nos hotéis ou hostels. Uma dica boa para conhecer essas cidades é os famosos Free Walking Tour, são passeios gratuitos, onde guias te levam para ver os pontos mais famosos e históricos da cidade, no final sinta-se livre para dar uma gorjeta ao seu guia, vale a pena fazer.
Na nossa viagem nós conhecemos muitos lugares, muitos pontos turísticos e diversas atrações, tudo está gravado em vídeo e no YouTube.
Quanto custa uma viagem de 3 meses pela Europa?
Cada caso é um caso. O que podemos passar é um total de nossos gastos, com nossa realidade financeira e com nossos gostos e experiências. Nós gastamos uma média de 6.000 libras (R$ 30.000,00) o casal na nossa Eurotrip. Uma média de 2.000 libras por mês. Com tudo incluso: Hospedagem, transporte, comida e passeios.
Não fizemos tudo o que queríamos, não comemos tudo o que queríamos, porém, não passamos fome e quando tivemos que aproveitar, aproveitamos. Não foi fácil, mas conseguimos.
Quais ferramentas usar para programar uma viagem de 3 meses pela Europa?
Graças a Deus hoje temos a internet, temos os smartphones, aplicativos e a grande facilidade de fazer praticamente tudo online, que maravilha. Abaixo listamos as ferramentas que mais usamos para poder programar toda a Eurotrip.
Google (Sem ele, nada disso seria possível).
Skyscanner (Para voos é o melhor que existe).
Booking.com (O melhor site de reservas, ever).
Hostelworld (Muito bom para encontrar Hostels).
Tripadvisor (Para ler sobre o que visitar, onde comer e ajudar a fazer o roteiro).
Real Seguro Viagem (Para comparar e comprar o seu seguro viagem). Clique no Link
Rome2Rio (Ótimo para ver valores e tempos de voos, trem e ônibus).
GoEuro (Melhor app para comparar preços de voos, trens e ônibus entre cidades e países da Europa).
RentalCars (App para aluguéis de carros).
Rayanair (Para comprar voos baratos e alugar carros).
EasyJet (Para comprar voos baratos).
Waze (O verdadeiro GPS).
Google Maps (Para se achar em qualquer lugar do mundo, melhor GPS offline e também ferramenta para fazer o roteiro).
Citymapper (App de mapas, com horários de ônibus e metro).
Uber (Melhor App para transporte dentro das cidades).
Bla Bla Car (Melhor App para viagens entre cidades).
Viajar para Viver (Melhor site e canal para te inspirar a viajar mais). :)
Últimas dicas
Brasileiro não precisa de visto para visitar a Europa. Você pode ficar por até 90 dias e ganha o visto de turista na entrada do país.
Não esqueça do seguro viagem e saúde, muito importante e imprescindível para esse tipo de viagem. Você pode comparar aqui nesse link com os nossos parceiros da Real Seguro Viagem.
E assim encerramos mais um post pra vocês. Espero que as informações que passamos ajude você a programar a sua viagem. Lembrando que passamos as informações com a experiência que tivemos e que você pode encontrar tudo mais detalhado sobre cada lugar em nossos vídeos no nosso canal do YouTube.
Abraços e deixe seu like e compartilhe se você gostou. Qualquer dúvida pode nos contatar.