E se tudo der errado na minha vida?

No post de hoje eu vou dar uma dica valiosa de como tomar decisões importantes em sua vida e não se preocupar mais se tudo der errado. Desde que eu descobri esse método, minha vida e minhas decisões mudaram totalmente.

se tudo der errado

Aqui pode estar a resposta para a sua pergunta. E se tudo der errado?

Antes de dar a dica eu quero te fazer algumas perguntas e quero que você pense um pouco sobre cada uma delas ok? Vamos lá.

Quantas decisões você tem que tomar por dia? Por mês? E durante toda a sua vida?

Quantas vezes você deixou de fazer algo que gostaria por causa do medo e da incerteza?

Por que é tão difícil mudar e sair da zona de conforto?

Essas perguntas fazem parte da vida de cada um de nós, porém, as respostas para elas dependem muito de quem você é e de como você toma as suas decisões.

Quem você é eu não consigo mudar, mas eu acredito que posso influenciar no modo que você toma suas decisões e faz suas escolhas.

Quando minha esposa e eu estávamos decidindo se realmente iríamos morar fora do Brasil, se não fosse por esse método de tomar decisões eu com certeza não teria tido a coragem e sabedoria para conduzir essa mudança. Pois o primeiro pensamento que vinha na minha mente era: “Mas e se tudo der errado, o que vamos fazer?”

se tudo der errado

Quando eu me fiz essa pergunta, logo em seguida eu pude por em prática o método que eu já uso há anos para tomar minhas decisões, e em cima desse método eu tomei a decisão de que sim, nós iríamos morar fora do Brasil.

Ta Kleber, chega de “lenga lenga” e nos conta qual é esse método para tomar decisões?

Então vamos lá. Para toda e qualquer decisão que você for tomar de agora em diante, seja em sua vida pessoal, financeira ou profissional, o segredo é sempre fazer uma pergunta a si mesmo, essa pergunta é: “SE EU FIZER ISSO E DER ERRADO, O QUE DE PIOR PODE ACONTECER?”

Em toda e qualquer situação você deve analisar sempre em primeiro lugar o que de pior pode acontecer se você tomar essa decisão e ela não der certo!

Eu tinha que decidir em abandonar minha vida aqui na minha cidade, meus bens materiais, minha carreira profissional e ficar longe de minha família e amigos para poder ir morar fora do Brasil, que decisão importante de se tomar, pois nessa hora o medo e a incerteza tomam conta da gente de uma forma que você pensa na hora que isso tudo é uma loucura e que você deve ficar bem quietinho onde está e não mudar nada.

Porém, para que eu pudesse tomar essa decisão sabiamente, eu simplesmente me perguntei: “Se eu ir morar fora do Brasil, deixar tudo o que tenho aqui, e se tudo der errado, o que de pior pode acontecer?” E em cima dessa pergunta eu comecei a pensar em todas as hipóteses do que poderia acontecer em minha vida.

Pegue uma caneta e papel AGORA!

Peguei uma caneta e papel e comecei a escrever somente o que de pior poderia acontecer, ou seja, eu me vi na pior situação possível e pensei em tudo o que eu iria passar caso nada desse certo.

se tudo der errado

Depois de colocar no papel a resposta para pergunta “o que de pior pode acontecer?” eu cheguei à conclusão que o que de pior poderia acontecer é que chegando lá fora poderíamos não nos adaptar com a cultura, com a língua lá falada, poderíamos ter que trabalhar em serviços que não estávamos acostumados, a saudade da família e amigos poderia ser muito grande e que se precisássemos voltar não teríamos quase mais nada no Brasil. Essas eram as coisas que de pior poderiam acontecer conosco em caso de fracasso.

Então após esse exercício de negatividade podemos assim dizer, eu comecei a perceber que o PIOR não era tão ruim assim e que se tudo desse errado ainda não era o fim do mundo e que eu teria opções para seguir a minha vida após um fracasso.

Aí vem o segundo passo para tomar decisões.

Após ver tudo o que de pior pode acontecer, comece a pensar no que você terá que fazer se tudo der errado.

Eu cheguei a conclusão de que caso tudo desse errado eu teria que voltar ao Brasil após 6 meses (Prazo esse que o dinheiro inicial teria totalmente terminado), porém, minha esposa e eu voltaríamos com um bom aprendizado na língua inglesa.

Outra coisa que precisaríamos fazer era voltar ao Brasil e de cara arrumar novamente um emprego aqui, porém, um emprego em nossas áreas, pois aqui somos formados e já temos experiência de anos no nosso trabalho.

Então teríamos que após retornarmos ao Brasil financiar novamente um carro e comprar uns móveis, coisa que hoje com uma pequena entrada conseguiríamos fácil, casa graças a Deus nós não precisaríamos nos preocupar, pois possuímos uma casa em nossa cidade onde poderíamos voltar a qualquer momento.

E para finalizar, caso nosso plano de morar fora do Brasil não desse certo nós teríamos que voltar a viver nossa vida normal aqui no Brasil como estava sendo antes de viajarmos, porém, voltaríamos com uma boa bagagem de experiências e aventuras no currículo.

Você percebe que no final da história O QUE DE PIOR PODE ACONTECER se tudo der errado não é tão “PIOR” e ruim assim?

Você percebe que se fazendo essa pergunta a sua mente trabalha de uma forma que te faz pensar em todas as opções antes e depois da decisão.

se tudo der errado

Aqui eu dei apenas um exemplo real, mas você pode utilizar esse método para toda e qualquer decisão. Seja uma mudança, um emprego novo, um casamento, uma compra, enfim, tudo que precisar de uma escolha e uma decisão pense sempre no que de pior pode acontecer caso der errado e após ver o pior lado possível, analise o que fazer para corrigir o erro, e então tome a sua decisão.

Para encerrar, vamos recapitular esse método.

Para toda e qualquer decisão que você deve tomar, sempre pergunte “ Se eu fizer isso e der errado, o que de pior pode acontecer?”

Anote em um papel o pior cenário possível caso essa decisão der errado.

Após ser o mais negativo possível, anote no papel o que você terá que fazer caso tudo der errado, ou seja, como você poderá corrigir esse problema.

Para finalizar, analise com calma tudo o que você anotou e tome sua decisão.

Eu espero que você comece a colocar em prática esse método, eu prometo para vocês que ele funciona e te ajuda a tomar as decisões de forma mais clara e correta, ele também te ajuda a manter a calma e ver se aquilo que está em jogo vale a pena ou não.

Obrigado por nos acompanhar! Aliás, nos acompanhar foi uma boa decisão sua.

Quer mais conselhos como esse? Que tal conhecer o nosso livro.

100 Conselhos para Viver mais e Melhor! Saiba mais clicando aqui!

Comentários

Comentários

Similar posts
  • Sair do Brasil é loucura? Por que par... O post de hoje vai falar sobre um assunto que é muito debatido principalmente entre familiares e amigos, quando alguma pessoa de dentro desse ciclo de relacionamento deseja sair do Brasil. Para alguns, quem vai viajar é “louco”, para outros, é a pessoa mais certa do planeta Terra. Afinal quem está certo? Sair do Brasil é [...]
  • Agora é a hora de você sair do Brasil... Com quantos anos você está agora? 18? 25? 30? 45? Você já pensou alguma vez em sair do Brasil e mudar de vida? Estamos em 2019 e parece que o tempo passa descontrolado como se não desse a mínima importância para nós e nossos sonhos. Ontem estávamos indo para escola, assistindo “Chaves”, brincando na rua [...]
  • Eurotrip! Como foi a nossa viagem de ... Olá viajantes, amigos e seguidores do Viajar para Viver. Sim, nós conseguimos! \\O// Fizemos a nossa viagem de 3 meses pela Europa e nesse post vamos fazer um breve resumo do nosso roteiro, onde ficamos, o que comemos, como nos locomovemos, o que levamos na bagagem, as ferramentas para programar uma Eurotrip e os custos da nossa [...]
  • Como estamos nos preparando para viaj... Sim, você está lendo certo! Aline e eu, estamos fazendo mais uma das nossas “loucuras”. Depois de largarmos nossa vida no Brasil, nos desfazermos de tudo o que tínhamos e vim morar em Londres para começar uma vida do zero, agora no dia 02 de Julho estaremos partindo em uma viagem de 3 meses pela [...]
  • Morar em Londres! Nossa experiência d... Hoje estamos comemorando um ano na terra da Rainha! Há um ano viemos morar em Londres \O/ Londres, uma cidade gigante, linda, cheia de gente falando todos os idiomas e com todos aqueles belos pontos turísticos que conhecemos nos filmes. (Quem dera fosse só isso morar em Londres). Morar em Londres muda sua vida para [...]

Viajar para Viver no Youtube!

Conheça o nosso livro!

100conselhosparavivermaisemelhor 

Programe sua viagem com os nossos parceiros!

Booking.com